• COORDENAÇÃO ESTADUAL DO PROINFANTIL

    Maria Goreth Brilhante Gomes Coordenadora

    Raimunda Nonata Ferreira da Silva Assessora Técnico do Proinfantil

    Conceição de Maria Mota Brilhante Veloso - Assessora Estadual

    Neylor de Souza Franco Secretário do Proinfantil/Roraima

HISTÓRICO DO PROINFANTIL NO BRASIL E RORAIMA

O Proinfantil é um curso em nível médio, a distância, na modalidade Normal. Destina-se aos professores da educação infantil em exercício nas creches e pré-escolas das redes públicas – municipais e estaduais – e da rede privada sem fins lucrativos – comunitárias, filantrópicas ou confessionais – conveniadas ou não.

O Proinfantil tem como objetivos:

  • Valorizar o magistério;
  • Oferecer condições de crescimento profissional e pessoal ao professor;
  • Contribuir para a qualidade social da educação das crianças de zero a cinco anos;
  • Elevar o nível de conhecimento e da prática pedagógica dos docentes;
  • Auxiliar estados e municípios a cumprirem a legislação vigente habilitando em Magistério para a Educação Infantil os professores no exercício da profissão.

Duração: 2 anos
Carga horária: 3.200 horas distribuídas em quatro módulos semestrais de 800 horas cada.

O Professor ao fim do curso estará qualificado para:

  • Dominar o instrumental necessário para o desempenho de suas funções de educar e cuidar das crianças;
  • Compreender a instituição de educação infantil como espaço coletivo de educar e cuidar das crianças de zero a cinco anos, em parceria com a família e a comunidade;
  • Comprometer-se com o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças;
  • Promover ações que assegurem um ambiente saudável e ecológico na instituição de educação infantil;
  • Refletir sobre sua própria prática de modo a buscar a coerência entre o fazer pedagógico e as concepções teóricas;
  • Desenvolver metodologias e estratégias de intervenção pedagógica adequadas às crianças, na perspectiva da indissocialbilidade entre educar e cuidar;
  • Apropriar-se do conhecimento de teorias e pesquisas desenvolvidas na área da educação e do desenvolvimento de crianças de até seis anos;
  • Dominar os princípios científicos e tecnológicos que sustentam a moderna produção de conhecimento da vida contemporânea.

Composição dos Módulos:

  • fase presencial – realizada no início do semestre, durante as férias escolares;
  • estudos e atividades individuais;
  • reuniões com os tutores – aos sábados;
  • prática pedagógica supervisionada;
  • serviços de apoio a aprendizagem.

Todo este trabalho se sustenta em um material pedagógico específico de educação a distância, em um sistema de apoio à aprendizagem com acompanhamento e em um sistema de comunicação que permitem ao professor cursista obter informações, socializar seus conhecimentos, compartilhar e esclarecer suas dúvidas recebendo assim, uma formação consistente.

Matriz Curricular

A matriz curricular está estruturada em seis áreas temáticas, que congregam:

Base Nacional do Ensino Médio:

  • Linguagens e Códigos [Língua portuguesa];
  • Identidade, Sociedade e Cultura [Sociologia, Filosofia, Antropologia, História e Geografia];
  • Matemática e Lógica;
  • Vida e Natureza [Biologia, Física e Química].

Formação Pedagógica:

  • Fundamentos da Educação [Fundamentos Sociofilosóficos, Psicologia e História da Educação e da Educação Infantil];
  • Organização do Trabalho Pedagógico [Sistema Educacional Brasileiro, Bases Pedagógicas do Trabalho em Educação e Ação Docente na Educação Infantil].

Os campos do conhecimento serão trabalhados por eixos integradores, criando espaços de interdisciplinaridade. Às áreas do núcleo comum, acrescentam-se as seguintes partes diversificadas a serem determinadas pelos estados:

  • Projeto de trabalho e intervenção sobre temas de interesse local;
  • Língua estrangeira eleita pelo estado para compor o currículo pleno.

Como funciona:

O Proinfantil é uma parceria entre o Ministério da Educação – por intermédio da Secretaria de Educação Básica e da Secretaria de Educação a Distância –, os estados e os municípios interessados. As responsabilidades são estabelecidas em um Acordo de Participação, assinado pelas três esferas administrativas.

Quando e onde acontece:

No segundo semestre de 2005, o Proinfantil iniciou em 88 municípios de 4 estados: Ceará, Goiás, Rondônia e Sergipe. Esse Grupo Piloto, atende atualmente a 1.010 professores da educação infantil, sendo que a conclusão do curso, para estes professores, estão ocorrendo a partir de agosto de 2007.

Em 2006, aderiram ao programa os estados de Alagoas, Bahia, Piauí e Amazonas e os estados do Ceará e Rondônia ampliaram o programa no estado. Esse Grupo 1, iniciado em janeiro de 2006, atende atualmente a 1.867 professores de 103 municípios destes estados. Estes professores receberão sua certificação de Ensino Médio, na modalidade Normal, em dezembro de 2007. Em maio de 2007, o programa atende o total de 2.877 professores de191 municípios brasileiros.

Diretrizes para a implementação do Programa

A implementação do Proinfantil é descentralizada e estabelece parceria entre a União, os estados e municípios. A estrutura organizacional é composta pelos níveis nacional, estadual e municipal.

PROINFANTIL EM RORAIMA

Organização Promotora

A implementação do PROINFANTIL é descentralizada, prevendo uma estrutura organizacional em três níveis, os quais deverão funcionar de maneira integrada, com funções e responsabilidades específicas. São eles:

Componente Nacional – Coordenação Nacional Proinfantil e Universidade Federal de Rondônia;

Componente Estadual – Secretaria de Educação, Cultura e Desportos e o Centro Estadual de Formação dos Profissionais de Educação de Roraima – CEFORR;

Componente Municipal – Amajarí, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Rorainópolis, São João da Baliza, São Luis do Anauá e Uiramutã.

A parceria é formalizada por meio da assinatura de um acordo de participação, que deve reger as ações nas diferentes esferas.

Unidade Administrativa: Secretaria Estadual de Educação Cultura e Desporto-SECD e Centro Estadual de Formação dos Profissionais de Educação de Roraima-CEFORR.

Unidade Orçamentária: MEC-FNDE – Estado e Municipios

Diretora do CEFORRSimone Rodrigues Batista Mendes

  • Assessora Técnica do Proinfantil – ATP – Raimunda Nonata Ferreira da Silva
  • Equipe Estadual de Gerenciamento – EGG – Maria Goreth Brilhante Gomes
  • Assessora Estadual – Conceição de Maria Mota Brilhante Veloso
  • Secretário – Neylor de Souza Franco –
  • Supervisor de Curso – AGF Boa Vista – Erick Fabiano de Almeida Chagas
  • Supervisora de Curso – AGF Bonfim – Everilda Custódio da Silva
  • Supervisora de Curso – AGF Iracema – Mª Ildete Teles de Andrade
  • Supervisora de Curso – AGF São Luiz do Anauá – Giani Maria Balbino da Silva
  • Supervisora de Curso – AGF Uiramutã – Milena Silva de Souza

Como participar

O professor interessado em participar deverá procurar a Secretaria de Educação de seu município.
O município interessado em participar deverá procurar a Secretaria de Educação de seu estado.

Uma resposta

  1. SÓ FALTA UMA FOTO DO REPRESENTANTE DO MEC, VOCÊS NÃO ACHAM? RSRSRS

Deixe um comentário