O Proinfantil é um curso em nível médio, a distância, na modalidade Normal. Destina-se aos professores da educação infantil em exercício nas creches e pré-escolas das redes públicas – municipais e estaduais – e da rede privada sem fins lucrativos – comunitárias, filantrópicas ou confessionais – conveniadas ou não.
O Proinfantil tem como objetivos:
- Valorizar o magistério;
- Oferecer condições de crescimento profissional e pessoal ao professor;
- Contribuir para a qualidade social da educação das crianças de zero a cinco anos;
- Elevar o nível de conhecimento e da prática pedagógica dos docentes;
- Auxiliar estados e municípios a cumprirem a legislação vigente habilitando em Magistério para a Educação Infantil os professores no exercício da profissão.
Duração: 2 anos
Carga horária: 3.200 horas distribuídas em quatro módulos semestrais de 800 horas cada.
O Professor ao fim do curso estará qualificado para:
- Dominar o instrumental necessário para o desempenho de suas funções de educar e cuidar das crianças;
- Compreender a instituição de educação infantil como espaço coletivo de educar e cuidar das crianças de zero a cinco anos, em parceria com a família e a comunidade;
- Comprometer-se com o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças;
- Promover ações que assegurem um ambiente saudável e ecológico na instituição de educação infantil;
- Refletir sobre sua própria prática de modo a buscar a coerência entre o fazer pedagógico e as concepções teóricas;
- Desenvolver metodologias e estratégias de intervenção pedagógica adequadas às crianças, na perspectiva da indissocialbilidade entre educar e cuidar;
- Apropriar-se do conhecimento de teorias e pesquisas desenvolvidas na área da educação e do desenvolvimento de crianças de até seis anos;
- Dominar os princípios científicos e tecnológicos que sustentam a moderna produção de conhecimento da vida contemporânea.
Composição dos Módulos:
- fase presencial – realizada no início do semestre, durante as férias escolares;
- estudos e atividades individuais;
- reuniões com os tutores – aos sábados;
- prática pedagógica supervisionada;
- serviços de apoio a aprendizagem.
Todo este trabalho se sustenta em um material pedagógico específico de educação a distância, em um sistema de apoio à aprendizagem com acompanhamento e em um sistema de comunicação que permitem ao professor cursista obter informações, socializar seus conhecimentos, compartilhar e esclarecer suas dúvidas recebendo assim, uma formação consistente.
Matriz Curricular
A matriz curricular está estruturada em seis áreas temáticas, que congregam:
Base Nacional do Ensino Médio:
- Linguagens e Códigos [Língua portuguesa];
- Identidade, Sociedade e Cultura [Sociologia, Filosofia, Antropologia, História e Geografia];
- Matemática e Lógica;
- Vida e Natureza [Biologia, Física e Química].
Formação Pedagógica:
- Fundamentos da Educação [Fundamentos Sociofilosóficos, Psicologia e História da Educação e da Educação Infantil];
- Organização do Trabalho Pedagógico [Sistema Educacional Brasileiro, Bases Pedagógicas do Trabalho em Educação e Ação Docente na Educação Infantil].
Os campos do conhecimento serão trabalhados por eixos integradores, criando espaços de interdisciplinaridade. Às áreas do núcleo comum, acrescentam-se as seguintes partes diversificadas a serem determinadas pelos estados:
- Projeto de trabalho e intervenção sobre temas de interesse local;
- Língua estrangeira eleita pelo estado para compor o currículo pleno.
Como funciona:
O Proinfantil é uma parceria entre o Ministério da Educação – por intermédio da Secretaria de Educação Básica e da Secretaria de Educação a Distância –, os estados e os municípios interessados. As responsabilidades são estabelecidas em um Acordo de Participação, assinado pelas três esferas administrativas.
Quando e onde acontece:
No segundo semestre de 2005, o Proinfantil iniciou em 88 municípios de 4 estados: Ceará, Goiás, Rondônia e Sergipe. Esse Grupo Piloto, atende atualmente a 1.010 professores da educação infantil, sendo que a conclusão do curso, para estes professores, estão ocorrendo a partir de agosto de 2007.
Em 2006, aderiram ao programa os estados de Alagoas, Bahia, Piauí e Amazonas e os estados do Ceará e Rondônia ampliaram o programa no estado. Esse Grupo 1, iniciado em janeiro de 2006, atende atualmente a 1.867 professores de 103 municípios destes estados. Estes professores receberão sua certificação de Ensino Médio, na modalidade Normal, em dezembro de 2007. Em maio de 2007, o programa atende o total de 2.877 professores de191 municípios brasileiros.
Diretrizes para a implementação do Programa
A implementação do Proinfantil é descentralizada e estabelece parceria entre a União, os estados e municípios. A estrutura organizacional é composta pelos níveis nacional, estadual e municipal.
PROINFANTIL EM RORAIMA
Organização Promotora
A implementação do PROINFANTIL é descentralizada, prevendo uma estrutura organizacional em três níveis, os quais deverão funcionar de maneira integrada, com funções e responsabilidades específicas. São eles:
• Componente Nacional – Coordenação Nacional Proinfantil e Universidade Federal de Rondônia;
• Componente Estadual – Secretaria de Educação, Cultura e Desportos e o Centro Estadual de Formação dos Profissionais de Educação de Roraima – CEFORR;
• Componente Municipal – Amajarí, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Rorainópolis, São João da Baliza, São Luis do Anauá e Uiramutã.
A parceria é formalizada por meio da assinatura de um acordo de participação, que deve reger as ações nas diferentes esferas.
Unidade Administrativa: Secretaria Estadual de Educação Cultura e Desporto-SECD e Centro Estadual de Formação dos Profissionais de Educação de Roraima-CEFORR.
Unidade Orçamentária: MEC-FNDE – Estado e Municipios
Diretora do CEFORR– Simone Rodrigues Batista Mendes
- Assessora Técnica do Proinfantil – ATP – Raimunda Nonata Ferreira da Silva
- Equipe Estadual de Gerenciamento – EGG – Maria Goreth Brilhante Gomes
- Assessora Estadual – Conceição de Maria Mota Brilhante Veloso
- Secretário – Neylor de Souza Franco –
- Supervisor de Curso – AGF Boa Vista – Erick Fabiano de Almeida Chagas
- Supervisora de Curso – AGF Bonfim – Everilda Custódio da Silva
- Supervisora de Curso – AGF Iracema – Mª Ildete Teles de Andrade
- Supervisora de Curso – AGF São Luiz do Anauá – Giani Maria Balbino da Silva
- Supervisora de Curso – AGF Uiramutã – Milena Silva de Souza
Como participar
O professor interessado em participar deverá procurar a Secretaria de Educação de seu município.
O município interessado em participar deverá procurar a Secretaria de Educação de seu estado.
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SÓ FALTA UMA FOTO DO REPRESENTANTE DO MEC, VOCÊS NÃO ACHAM? RSRSRS